Fim do inverno - até aqui sobrevivemos!

É, já faz um tempo que não escrevo, eu sei. Acho que meus dedos deram uma congelada nesse frio, sei lá.
Já faz quase um ano que estamos por aqui e aqueles sustos de de repente perceber que estou fora do Brasil ainda acontecem, mas estão cada vez mais raros.

O estado que moramos chama-se Saskatchewan (sas-ca-tchi-u-an). É um estado em crescimento e pouco povado justamente por ficar no meio do Canadá (longe dos principais centros) e com um inverno muito rigoroso, até mesmo pra padrões canadenses.

Sair de uma terra como Campo Grande, onde o inverno tem temperaturas (em média)10° e dura três semanas, pra uma terra como Saskatchewan onde o frio começa no meio do outono e termina no meio da primavera, com temperaturas abaixo de -10° na maior parte do tempo, é uma verdadeira prova de adaptação. Me fez entender o sentido do que me diziam que "frio é psicológico"... É que eu ainda não sabia o que era frio! Todo o frio que eu já senti antes só podia ser psicológico mesmo!

Quando cheguei no meio da primavera e só saía com um casaco. No final do verão já estava com mijão de lã por baixo dos jeans e achando que tava frio. Quando a temperatura ficou entre 5° e -3° foi o primeiro choque. Eu já tinha passado até então preparando as coisas pra quando o frio chegar, pesquisei o que seria necessário pra o frio providenciei tudo pras crianças e o que Antoine ainda não tinha também. Foi só quando o frio realmente chegou que me dei conta de que eu também precisava!

Ainda bem que o frio veio por fases. Primeiro uns dias entre 10° e 0°, depois uns 0° e -10°... até chegar a -30°, -40°. Quando o frio chega mesmo o que assusta é perceber o quanto se depende de máquinas por aqui. Todas as contruções e meios de transporte aqui precisam de aquecedor, pro ar, pra água. É uma questão de necessidade.

Uma coisa boa é que aqui temos muitos dias de sol aberto. Mesmo nos dias mais frios, o céu é lindo, ensolarado, colorido! Quando o Sol se põe tem sempre um show, comparáveis aos de Campão! E como o céu é aberto, nos dias mais frios, mesmo que não tenha neve, a humidade do ar congela e os cristais de gelo flutuando no ar, refletem os raios solares, brilhando... um encanto!

As portas passam a ser obras de arte quando congelam!

Neve é uma coisa muito linda! Mas dirigir na neve... Um post a parte!

Mas morar em uma geladeira a céu aberto também tem suas vantagens, inverno intenso inevitavelmente me tornou mais organizada:

  • Não dá pra sair sem saber se tem lugar pra estacionar perto de onde se quer ir, se for caminhar tem que saber por quanto tempo; 
  • E também, pra sair tem que se calcular quanto tempo do trajeto de carro e somar-se alguns minutos a mais já que a neve deixa o trânsito muito mais caótico;
  • Lista de compras é mais que fundamental - Não tem essa de "qualquer coisa" voltar ao mercado quando lá fora tá -30°!
  • Luvas, toucas e cachecóis são itens de primeira necessidade, não se pode perdê-los no meio do caminho, se você vai precisar deles pra voltar pra casa;
  • Manutenção da casa é algo que não se pode deixar pra depois - tirar a neve do caminho é muito mais fácil se você faz logo depois que ela caiu (mesmo a -25°); 
  • Isso serve também para os máquinários - filtro de ar dos aquecedores são muito importantes e devem ser trocados todo mês!
  • Muito fácil ser básica no inverno: o mesmo casacão, a mesma bota de neve que cobrem quase todo o corpo... nem precisa ter muito trabalho em escolher o que vai colocar por baixo. Roupa repetida nem é mais problema!


Mas por outro lado... Se você precisa desligar a geladeira por qualquer motivo, o freezer é a céu aberto, só deixar as coisas pra fora!

Não sei dizer com certeza se já estamos adaptados. Penso que adaptação é um processo constante de vida. É como se a cada passo que eu dou, mudo de lugar e preciso me arranjar nesse "novo espaço". Talvez a palavra certa prá nós seja transformados. Mudaram os jeitos de olhar, entender, pensar e comunicar.

Nada como passar 3 meses a -30°, com sensação de -45° pra se aprender a apreciar um friozinho gostoso de 0°!

Comentários

Postagens mais visitadas